Notícias

Presidente reúne-se com lideranças indígenas

Presidente reúne-se com lideranças indígenas

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, reuniu-se, nessa sexta-feira, 12 de setembro, com lideranças indígenas e o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, juiz Aluizio Ferreira Vieira para tratar de assuntos do interesse do Pólo de Conciliação Indígena na Reserva Raposa Serra do Sol.

 

O coordenador do CIR – Conselho Indígena de Roraima, Mário Nicácio acompanhado de outros importantes líderes como Júlio Macuxi, José Valdo e Jacir José de Souza (liderança de maior prestígio na luta em favor da Terra Indígena Raposa Serra do Sol), além de conversar sobre o trabalho já desempenhado na região, veio apresentar um requerimento de solicitação de um veículo para servir às mediações e conciliações que ocorrem em várias comunidades na Região das Serras.

 

O pedido foi feito formalmente pelo CIR – Conselho Indígena de Roraima, por ser uma organização não-governamental legalmente instituída e reconhecida pelos índios da região e representa um anseio de todos os líderes presentes. “O veículo ajudará no deslocamento dos mediadores e vai ajudar a solucionar conflitos em muito mais comunidades do que já se faz hoje”, explicou Nicácio.

 

O desembargador Almiro Padilha afirmou ser justa a solicitação e garantiu que não medirá esforços para atender o pedido das lideranças. Segundo o presidente, a proposta é expandir esse tipo de ação a outras comunidades indígenas e declarou: “temos condições de realizar inúmeras parcerias e, assim, mostrar para todo o Brasil que é perfeitamente possível comunidades diferentes caminharem de braços dados, respeitando cada uma de suas particularidades”.