Notícias

Juízes participam de curso de capacitação em Entrevista Forense

De 27 a 29 de julho acontecerá, no auditório do I Júri, no Fórum Criminal Evandro Lins e Silva, o curso de capacitação em “Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes” destinado aos magistrados. A ação trata-se de mais uma etapa para a efetivação do Sistema de Escuta Protegida – Depoimento Especial.


A entrevista forense é um instrumento de proteção de crianças e adolescentes quando precisam ser ouvidos em processos nos quais são apurados casos de violência sexual. O modelo de entrevista segue os moldes do Centro Nacional de Defesa da Criança dos Estados Unidos (National Children’s Advocacy Center – NCAC), que foi criado com base em pesquisas e práticas específicas, e projetado para capacitar entrevistadores forenses do depoimento especial.


Essas entrevistas fornecem material investigativo com informações essenciais, e podem ser usadas no Tribunal para evitar que a criança tenha que testemunhar ou repetir o depoimento diversas vezes durante todo o processo.


Diante da importância do tema, operadores do Direito e servidores do TJRR que compõem o Sistema de Justiça Infantojuvenil participarão do curso. A EJURR emitirá  declaração aos participantes. Os juízes receberão certificado porque o curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).


Boa Vista, 26 de julho de 2016
Núcleo de Relações Institucionais/ Escritório de Comunicação