Notícias

Proteção social à mulher em situação de violência é tema de palestra

A juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJRR, Maria Aparecida Cury, proferiu na tarde de hoje (20), na Academia de Polícia Integrada, palestra com o tema: “Proteção social à mulher em situação de violência: Aspectos Jurídicos”. Em seguida, a pedagoga do Juizado, Aurilene Mesquita, também falou sobre “A rede de proteção à mulher vítima de violência”. O público-alvo foram policiais civis, militares, integrantes do Instituto Médico Legal, Centro de Referência de Saúde da Mulher e colaboradores.

 

A iniciativa faz parte do curso de capacitação em Gênero, acesso à Justiça e violência contra as mulheres promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social por meio da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres- CEPPM, 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, Polícia Civil, Câmara Técnica de Gestão e Monitoramento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promotoria Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres-MPE.

 

A capacitação visa fortalecer a rede de enfrentamento e atendimento às mulheres vítimas de violência, contribuindo para a humanização do atendimento por meio da capacitação de profissionais que lidam diretamente com a temática.

 

A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção; e de políticas que garantam o empoderamento das mulheres e seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

 

 

 

Boa Vista/RR, 20 de maio de 2016.

 

ASCOM/TJRR