Notícias

Ministro Moura Ribeiro profere palestra sobre novas jurisdições

Dando continuidade à programação alusiva aos 25 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Roraima, nesta quinta-feira (28), no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, foi realizada a entrega de certificados a 34 unidades judiciárias que cumpriram metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo próprio TJRR.

 

Na oportunidade, o presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, reconheceu a importância da atuação dos servidores e magistrados. “Agradeço a cada um de vocês pelo esforço, pedindo que continuem acelerando para que no ano que vem possamos alcançar o mesmo nível de cumprimento”, afirmou.

 

Ainda dentro da programação de hoje, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, proferiu a palestra Novas jurisdições para a solução de controvérsias.

Em sua exposição, o ministro defendeu que é necessária a abertura de novos padrões de solução de conflitos, afastando a ensinada solução adjudicada dos litígios. “O novo Código de Processo Civil veio fazer parte dessa nova visão e ensinar a nova cultura da pacificação”, afirmou o magistrado, garantindo que as portas se abriram e estão abertas para a nova concepção de solução de lides.

 

Participaram do evento magistrados e servidores do TJRR, acadêmicos de Direito e autoridades.

 

Encerramento – Encerrando a programação comemorativa do aniversário do TJRR, nesta sexta-feira (29), a partir das 9 horas, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, serão realizadas duas palestras.A primeira terá como tema “Uso predatório da Justiça” e será proferida pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa. Na sequência, será a vez do juiz de direito substituto em segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Chimenti, que falará sobre “Recursos no novo CPC”. O palestrante é presidente da Comissão Legislativa do Fórum Nacional de Juizados Especiais do Brasil (FONAJE) e mestre em Processo Civil pela Universidade Paulista.