Notícias

Presidente do TJRR participa de Audiência pública na Assembleia Legislativa

 

A presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi, esteve na tarde de ontem (13) na Audiência  Pública “Todos Juntos: Educação e Saúde em respeito às diferenças”  promovida pelo Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência – COEDE/RR. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa, com a coordenação do deputado e presidente da comissão especial da pessoa com deficiência Valdenir Ferreira. No evento também esteve presente a servidora do Tribunal de Justiça de Roraima, Vera Sábio, fundadora da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elaine Bianchi, fez uso da palavra e em discurso emocionado, falou do quanto o filho transformou a vida dela. “Queria que todos tivessem a oportunidade, de somente por um dia, vivenciar o que uma pessoa com deficiência vive, para que assim pudéssemos, realmente, aprender como melhor tratá-las: Com respeito e dignidade” disse.

Bianchi destacou que na sua gestão à frente do Tribunal de Justiça de Roraima, deverá garantir mais acessibilidade às pessoas com deficiência. “Vamos promover um curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para os servidores atenderem melhor uma pessoa surda, por exemplo” afirmou.

A presidente do COEDE Maria Auxiliadora Evangelista destacou que a audiência marca um momento importante no Estado de Roraima, “uma vez que nada deve ser feito pela pessoa com deficiência sem a participação dela, como rege a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência”.

A audiência contou com os conselheiros do COEDE/RR que fazem parte da sociedade civil organizada por meio das Associações: ADVIR- Associação dos Deficientes Visuais de Roraima; AMAR- Associação dos pais e cuidadores da pessoa com Síndrome de Down; ASUR- Associação dos surdos de Roraima; Anjos de Luz- Associação e clube de mães das pessoas com deficiência intelectual; Associação do Espectro Autista e também os conselheiros do COEDE/RR presentes nas secretarias e órgãos como OAB, Defensoria pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

O município também realizará uma Audiência Pública sobre o tema no próximo dia 15 às 9h na Câmara Municipal.

Boa Vista, 14 de setembro de 2017.

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – NUCRI
Escritório de Comunicação