Notícias

Justiça Comunitária: Capacitação sobre primeiros passos para uma Escola Restaurativa

 

Escola Restaurativa, faz parte do Programa Justiça Comunitária realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (SEED) e tem como principal objetivo, contribuir para uma democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de soluções de conflitos.


O programa tem como tema “Primeiros Passos para uma Justiça Restaurativa” e a capacitação é dividida em três etapas, entre teoria e prática, e é realizada com alunos, professores e servidores administrativos. A ação tem por finalidade informar à comunidade escolar o que é e como funciona o Programa Justiça Comunitária, a Justiça Restaurativa e uma Escola Restaurativa, com vistas à implantação de Núcleo do referido Programa na Unidade de Ensino.


Nesse mês, o programa levou a capacitação em “Escola Restaurativa” para escola Luiz Rittler, no bairro Nova Cidade, abordando as práticas restaurativas para toda a comunidade escolar, visando a cultura de paz e os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. No dia 16 de setembro a capacitação ocorrerá na Escola Maria dos Prazeres Mota das 8h às 18h.


Além das sessões de mediação, é oferecido atendimento psicológico, assistencial e jurídico a membros da comunidade escolar envolvidos em conflitos, inserindo, assim, a cultura do diálogo na sociedade, evitando que um simples conflito torne-se algo mais grave. A equipe é formada por pedagogas, assistente social, psicóloga e advogada, além do apoio técnico e administrativo da instituição de ensino ao qual é realizado o programa e do TJRR.

 


 

 


Boa Vista, 23 de agosto de 2017.
 
Núcleo de Relações Institucionais – NURI
Escritório de Comunicação