Notícias

Coordenadoria da Infância promove capacitação para conselheiros tutelares

 

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em parceria com a 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), realizará no dia 24 de agosto uma capacitação dirigida aos Conselhos Tutelares de Boa Vista e demais municípios do Estado.

O evento abordará as temáticas de adoção, guarda e alienação parental, com o objetivo de dirimir dúvidas e sanar as principais dificuldades apresentadas pelos conselheiros tutelares e estabelecer um padrão de atendimento em consonância com a legislação pertinente. Além disso, o encontro tem o intuito de possibilitar que as intervenções técnicas se tornem mais eficazes contribuindo para a celeridade do processo, quando for o caso, e ainda, discutir alternativas de atuação que favoreçam o trabalho preventivo à violação dos direitos da população infantojuvenil.

No período da manhã ocorrerão três palestras especiais, de aproximadamente 40 minutos cada. A primeira palestra será da juíza da Vara de Crimes Contra Vulneráveis, Graciete Sotto Mayor Ribeiro, a qual discorrerá sobre “Alienação Parental”. O defensor público Francisco Francelino Sousa abordará o tema “Adoção” e o o Juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude e também coordenador da infância e da juventude, Parima Dias Veras, falará sobre “Guarda”.

No horário da tarde, os participantes serão divididos em grupos, para que possam discutir o entendimento sobre os conceitos Alienação Parental, Adoção e Guarda e e em seguida, formular questões sobre dúvidas que necessitem ser esclarecidas, as quais serão apresentadas aos palestrantes, no mesmo local a partir das 15h30. O encerramento do evento está previsto para 17h30.

Boa Vista, 22 de agosto de 2017.

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – Nucri
Escritório de Comunicação