Notícias

Servidores do TJRR participam de evento sobre sustentabilidade em Brasília

 

Os servidores Aldair Ribeiro dos Santos e Francisco Firmino dos Santos, participaram no período de 20 a 22 de junho, em Brasília, do IV Seminário de Planejamento Sustentável do Poder Judiciário. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e ocorreu na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

Durante o evento, foram apresentados diversos painéis com resultados de práticas sustentáveis na Administração Pública Federal (APF), além de discussão sobre práticas em acessibilidade. Uma das premissas foi disseminar o conhecimento das instituições e expor casos de sucesso de ações socioambientais, que tornaram o gasto público mais eficiente e causaram menor impacto ambiental. Diversos servidores falaram de suas experiências e das transformações dentro do respectivo órgão para trocas sustentáveis.

Conforme o servidor Aldair Ribeiro o Tribunal de Justiça de Roraima já vem adotando práticas sutentáveis com uso racional dos recursos e destacou que o evento, foi mais uma oportunidade de trazer essa experiência. “Disponibilizamos todo o material do seminário na pasta pública na rede do TJRR, para que todos tenham acesso. No relatório do encontro, também disponível na pasta, foram incluídas algumas sugestões para aplicabilidade no TJRR” disse.

Ainda no mês de junho o Tribunal de Justiça de Roraima realizou a I Semana do Meio Ambiente com várias campanhas de conscientização como por exemplo, a substituição de copos descartáveis por canecas. Diversos bebedouros foram instalados nas unidades do Poder Judiciário, com adesivos com frases que incentivam o uso de canecas. Além disso, os bebedouros estão possibilitando uma economia ao Tribunal de Justiça, uma vez que não serão mais utilizados os galões de água nas salas.

Também foram instaladas cestas coletoras de pilhas, baterias e celulares nas unidades, bem como realização de campanhas: Carona solidária para que o servidor possa oferecer carona ao colega de trabalho, diminuindo a quantidade de carro nas ruas e “EscaDia” que incentiva o uso da escada para redução do consumo de energia e ganho na qualidade de vida.

Boa Vista, 26 de julho de 2017.

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – Nucri
Escritório de Comunicação